quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Desabafo

Sempre se ouve dizer que os jovens de hoje são o futuro do amanhã.
Parece óbvio. Mas, que tipo de futuro terá o jovem de hoje?
Saber discernir, escolher e decidir são os grandes desafios da juventude.
Numa luta diária, tentamos despertar no jovem que está exposto a todo tipo de risco, seja no núcleo familiar, na escola ou em qualquer outro equipamentos públicos que em teoria deveriam garantir sua segurança, uma fagulha que seja de protagonismo pois acreditamos que esse seja o caminho...tentamos fazê-lo entender que, se hoje ele se sente orpimido ou desfavorecido, somente tomando as rédeas de sua vida, sendo autor de sua prórpia historia poderá escrever um futuro promissor.

Para nós adultos, que já sobrevivemos ao furacão da adolescência, está muito claro que é preciso preparar os jovens para a realidade da vida adulta.

Nestes últimos dois dias participei da discussão de dois temas fundamentais na tarefa de transformar jovens em jovens pensantes...Falamos sobre bullying e politica, e o resultado foi: frustração, sensação de tempo perdido, preocupação mas com uma pontinha de esperança (porque claro, eu não desisto nunca). Ah, claro, um caminhão de questionamentos também!
Como falar sobre bullying para uma geração que cresce diante da banalização da violência, da valorização dos comportamentos sociopatas , da impunidade, da "vista grossa" para a corrupção, da valorização da lei da vantagem?

Como explicar a importância do voto consciente se a corrupção e a baixaria eleitoral está em todo lugar enquanto a história política que hoje nos permite falar e agir diante dos absurdos é esquecida ou ignorada por pais desinteressados e professores alienados ?
Quando páro prá pensar nessas coisas me bate um sentimento de desolação... Como se nada do que nós, adultos, nos propuséssemos a fazer pudesse "salvar" as jovens de se tornarem zumbis culturais...
E olha que a gente se esforça: busca recursos multimídia, formas alternativas de falar sobre algo, procura trazer as discussões para a linguagem deles, para a realidade deles.
Eu sou do tipo que pressopõe o melhor das pessoas...Sério, eu realmente acredito que as coisas podem mudar para melhor sempre! Mas estes últimos tempos tenho descoberto que ninguém está imune à apatia e desinteresse dos jovens. (refiro-me ao interesse para o que realmente importa, porque se for entretenimento a conversa é diferente!) 

E o futuro? Com exceção de um ou outro, poucos verdadeiramente pensam no futuro.
Está na hora de o jovem começar a pensar, independentemente de estar na escola ou nas drogas; de ser rico ou pobre.É necessário urgentemente se desvincular um pouco da estrutura atual. Sair do celular, do mesn, do twtter e olhar ao seu redor, enxergar a vida de outra perspectiva...
 Família, amizade, religião, honestidade, saúde e dignidade são palavras que sumirão de nosso vocabulário, para não dizer da nossa vida. Fazem falta ou não? Quem já perdeu qualquer uma dessas condições sabe como isso contribui para nos deixar mais fragilizados e indecisos. É por isso que o jovem deve experimentar, aos poucos, colocar em sua vida valores que levaram seus pais a crescer e bancar a sua existencia.
Quanto a pontinha de esperança, bom esta é alimentada por aqueles que, mesmo no meio da verborréia do grupo, levanta a mão e lança o questionamento de quem está interessado, que entende a importância da discussão e principalmente, que tem em si o desejo de crescer, evoluir, lapidar sua consciência e alcançar o máximo de resultados que a vida lhe permitir, sem desperdiçar qualquer oportunidade...

Depois desse momento "garota enxaqueca", vale lembrar que, como eu ja disse antes, eu não desisto! Sempre que eu puder dar uma palavra a um jovem, direi: “Faça a coisa certa. Sem dúvida nenhuma, seu coração e sua razão sabem o que é certo. Basta um pouco mais de coragem! E ter coragem é próprio da juventude. Não se despreze e não permita que ninguém o faça. Para isso, basta uma coisa: seja jovem, tenha vida, faça o certo e seja inconformado com a estrutura do errado. Você hoje está fazendo o amanhã”.