segunda-feira, 7 de junho de 2010

O golpe da adversidade

    As adversidades chegam quando menos esperamos. Elas não se anunciam, c simplesmente aparecem. E nós, que pensávamos que certas coisas só aconteciam com os outros (sem nunca refletir que somos os outros dos outros humanos), tropeçamos sempre na pedrinha da dificuldade...
    Mas aprendemos que vida é isso mesmo, viver é lutar e por isso lutamos. Embora todos os dias vivamos em busca de resultados positivos, algumas vezes, coisas ruins acontecem. (ou seria na maioria das vezes?) São problemas inesperados, crises graves e, aparentemente, incontornáveis, mas necessários para que haja movimento, mudança, renovação. 
   O Mestre em Empreendedorismo,  Raul Candeloro, cita 7 aspectos positivos das adversidades no olhar  das pessoas de sucesso, selecionei 4:
"Que problemão!"  
   Adversidades colocam as coisas em perspectiva. Quando temos um problema sério, percebemos que outras coisas são insignificantes perto daquilo. Nos ajuda a identificar o que é importante e que, muitas vezes, recebe pouco valor no dia-a-dia.
"Tava indo tudo tão bem..." 
   A adversidade nos relembra que a sorte não dura muito tempo e que o sucesso vem do trabalho duro e consistente. Quando apreciamos o que temos, e sabemos quanto custou chegar lá, nos esforçamos ainda mais para manter as conquistas.
"E agora, que que eu faço?" 
   Adversidades mostram novos caminhos. Problemas sérios são, talvez, a única maneira que a vida tem para nos fazer parar e pensar. Ao confrontarmos diretamente um problema, por bem ou mal, canalizamos nossos melhores esforços para resolver aquela determinada situação.
"Porque comigo?" 
   Adversidades aumentam a confiança. Ao sobreviver a um obstáculo que parecia intransponível, nossa auto-estima e amor-próprio aumentam consideravelmente. Só quem já passou por dificuldades adquire a autoconfiança e o autocontrole necessários para o sucesso.
    Sei que é dificil acreditar, mas a adversidade tem aspectos positivos. Ela nos relembra que somos humanos em constante transformação e que sempre podemos melhorar. Tendemos sempre a fraquejar, duvidar, desistir, muitas vezes o golpe é tão certeiro que fica dificil manter o otimismo, mas esse é necessário, só com otimismo e bom humor podemos superar os desafios da vida. 
Pense positivo!