segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Não sei se você tem problemas para acordar cedo, mas eu, absolutamente, me identifiquei com esta imagem... 
“Deus ajuda quem cedo madruga” nunca foi meu lema... Via de regra, costumo contar algumas forças externas (despertador, celular, a persistência do meu marido...) para conseguir, no último minuto, sair da cama.   

Segunda-feira, então, confesso que não há otimismo ou bom humor que resista a chegada da segunda-feira...

sábado, 18 de setembro de 2010

...

A gente pode...
Morar numa casa mais ou menos, 
Numa rua mais ou menos, 
Numa cidade mais ou menos e até ter um governo mais ou menos...
A gente pode...
Dormir numa cama mais ou menos, 
Comer um feijão mais ou menos, 
Ter um transporte mais ou menos e até acreditar mais ou menos no futuro...

A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos...TUDO BEM!
 
O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum é... 
Amar mais ou menos, 
Sonhar mais ou menos, 
Ser amigo mais ou menos, 
Namorar mais ou menos, 
Ter fé mais ou menos e acreditar mais ou menos.

Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos!
Chico Xavier

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A vida é tão curta pra ficarmos remoendo coisas que não acrescentarão nada a nossa vida. A felicidade não é uma fórmula matemática que tem um resultado exato.
A felicidade é uma coisa flexível...é um jogo de cintura.
Se a coisa não está tão bem, porque não olharmos de outra forma??
De que vale ficarmos amargas...zangadas?
Isso só nos afasta das pessoas.
Essa carga negativa não nos leva a nada.
As vezes precisamos mexer, contribuir, mudar alguma coisa.
Muitas vezes o que está errado, é alguma coisa dentro de nós mesmas
Enfim, a felicidade é uma coisa que existe e que nos devemos cuidá-la com carinho.
É como uma planta; devemos colocar água, nova terra, tirar as folhas secas e cultivar as flores que chegam.
A felicidade está ao nosso alcance, basta queremos te-la.

10 Coisas que Fazem as Pessoas Realmente Comprometidas

Quando perguntamos a qualquer empresário, presidente, diretor, gerente, supervisor, chefe, o que ele mais deseja de seus colaboradores, a resposta é imediata: “Gostaria que eles fossem mais comprometidos”.
Quando perguntamos a amigos, professores, pais, filhos, membros de clubes e associações, o que eles mais sentem falta nas pessoas de seu relacionamento, a resposta é a mesma. “Gostaria que as pessoas fossem mais comprometidas”.

Mas, afinal, o que é, de fato, “ser uma pessoa comprometida”?

1. Uma pessoa comprometida procura sempre colocar-se no lugar das outras; sentir o que as outras sentem;

2. Uma pessoa comprometida faz tudo com atenção aos detalhes. Ela presta atenção em tudo o que faz, no detalhe do detalhe;

3. Uma pessoa comprometida termina o que começa e não deixa as coisas pela metade;

4. Uma pessoa comprometida vem com soluções, e não com mais problemas, quando tem uma tarefa a cumprir;

5. Uma pessoa comprometida pergunta o que não sabe e demonstra vontade de aprender. Vai fundo até dominar o que não sabe e deveria saber;

6. Uma pessoa comprometida cumpre prazos e horários;

7. Uma pessoa comprometida não vive dando desculpas por seus atos e nem procura culpados pelos erros cometidos;

8. Uma pessoa comprometida não vive reclamando da vida e falando mal das pessoas. Ela age para modificar a realidade;

9. Uma pessoa comprometida não desiste facilmente. Ela não descansa enquanto não resolver um problema. Ela vai atrás da solução;

10. Uma pessoa comprometida está sempre pronta a colaborar com as outras. Ela participa. Dá idéias. Você pode contar com ela.

Pense por um minuto...
E ai, será que as pessoas avaliam você como alguém verdadeiramente comprometido.
Reavalie seus conceitos! Comprometa-se!

Luiz Marins
Citado por ilhadeinspiração.blogspot.com

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Desabafo

Sempre se ouve dizer que os jovens de hoje são o futuro do amanhã.
Parece óbvio. Mas, que tipo de futuro terá o jovem de hoje?
Saber discernir, escolher e decidir são os grandes desafios da juventude.
Numa luta diária, tentamos despertar no jovem que está exposto a todo tipo de risco, seja no núcleo familiar, na escola ou em qualquer outro equipamentos públicos que em teoria deveriam garantir sua segurança, uma fagulha que seja de protagonismo pois acreditamos que esse seja o caminho...tentamos fazê-lo entender que, se hoje ele se sente orpimido ou desfavorecido, somente tomando as rédeas de sua vida, sendo autor de sua prórpia historia poderá escrever um futuro promissor.

Para nós adultos, que já sobrevivemos ao furacão da adolescência, está muito claro que é preciso preparar os jovens para a realidade da vida adulta.

Nestes últimos dois dias participei da discussão de dois temas fundamentais na tarefa de transformar jovens em jovens pensantes...Falamos sobre bullying e politica, e o resultado foi: frustração, sensação de tempo perdido, preocupação mas com uma pontinha de esperança (porque claro, eu não desisto nunca). Ah, claro, um caminhão de questionamentos também!
Como falar sobre bullying para uma geração que cresce diante da banalização da violência, da valorização dos comportamentos sociopatas , da impunidade, da "vista grossa" para a corrupção, da valorização da lei da vantagem?

Como explicar a importância do voto consciente se a corrupção e a baixaria eleitoral está em todo lugar enquanto a história política que hoje nos permite falar e agir diante dos absurdos é esquecida ou ignorada por pais desinteressados e professores alienados ?
Quando páro prá pensar nessas coisas me bate um sentimento de desolação... Como se nada do que nós, adultos, nos propuséssemos a fazer pudesse "salvar" as jovens de se tornarem zumbis culturais...
E olha que a gente se esforça: busca recursos multimídia, formas alternativas de falar sobre algo, procura trazer as discussões para a linguagem deles, para a realidade deles.
Eu sou do tipo que pressopõe o melhor das pessoas...Sério, eu realmente acredito que as coisas podem mudar para melhor sempre! Mas estes últimos tempos tenho descoberto que ninguém está imune à apatia e desinteresse dos jovens. (refiro-me ao interesse para o que realmente importa, porque se for entretenimento a conversa é diferente!) 

E o futuro? Com exceção de um ou outro, poucos verdadeiramente pensam no futuro.
Está na hora de o jovem começar a pensar, independentemente de estar na escola ou nas drogas; de ser rico ou pobre.É necessário urgentemente se desvincular um pouco da estrutura atual. Sair do celular, do mesn, do twtter e olhar ao seu redor, enxergar a vida de outra perspectiva...
 Família, amizade, religião, honestidade, saúde e dignidade são palavras que sumirão de nosso vocabulário, para não dizer da nossa vida. Fazem falta ou não? Quem já perdeu qualquer uma dessas condições sabe como isso contribui para nos deixar mais fragilizados e indecisos. É por isso que o jovem deve experimentar, aos poucos, colocar em sua vida valores que levaram seus pais a crescer e bancar a sua existencia.
Quanto a pontinha de esperança, bom esta é alimentada por aqueles que, mesmo no meio da verborréia do grupo, levanta a mão e lança o questionamento de quem está interessado, que entende a importância da discussão e principalmente, que tem em si o desejo de crescer, evoluir, lapidar sua consciência e alcançar o máximo de resultados que a vida lhe permitir, sem desperdiçar qualquer oportunidade...

Depois desse momento "garota enxaqueca", vale lembrar que, como eu ja disse antes, eu não desisto! Sempre que eu puder dar uma palavra a um jovem, direi: “Faça a coisa certa. Sem dúvida nenhuma, seu coração e sua razão sabem o que é certo. Basta um pouco mais de coragem! E ter coragem é próprio da juventude. Não se despreze e não permita que ninguém o faça. Para isso, basta uma coisa: seja jovem, tenha vida, faça o certo e seja inconformado com a estrutura do errado. Você hoje está fazendo o amanhã”.





segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fórmula secreta

Rir muito e com freqüência; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza, encontrar o melhor nos outros; deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou uma redimida condição social; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isso é ter tido sucesso.
(Ralph Waldo Emerson)

Você é fruto de suas escolhas...

Carpe diem

Antes de começar a ler esse texto, tente recapitular mentalmente tudo que fez semana passada...Compromissos, tarefas, rotina, decisões, pensamentos, emoções... absolutamente tudo. Se você lembrou primeiro dos compromissos, das coisas rotineiras e dos problemas, sinta-se entre a maioria da população.
Desde o momento em que acorda, a maior parte das pessoas só pensa no que é obrigado a fazer, nas coisas ruins que vão acontecer em seu dia e em como aquela rotina é desagradável. 
Tem gente que trabalha pensando em se aposentar, tem gente que acorda pensando em ir dormir, gente que começa o dia cansado...to falando de gente como eu e você que mesmo sem querer,  é atropelado pela correria da vida moderna. 
Já percebeu que tem certos dias em que temos a sensação de não estar vivendo, mas sim deixando o dia passar?
Não pretendo aqui fazer apologia a viver pelo “princípio do prazer”, como diria nosso amigo Freud, minha intenção é lembrar a mim mesma quantas coisas maravilhosas acontecem (ou podem acontecer) no nosso cotidiano.
Dias de sol em pleno inverno, encontrar diariamente pessoas queridas e ganhar abraços apertados (acredito que sinceros), rir muito de tudo ou de nada se preferir, voltar pra casa depois de um dia cheio, banho quente...e tantos outros detalhes que passam todos os dia sob nossos olhos apressados e que simplesmente não nos permitimos aproveitar!
Comprometa-se, a partir de hoje, com isso. 
Empenhe-se em descobrir formas de viver bem a vida que você tem.
Ela  é pessoal e intransferível... depende de voce fazê-la valer a pena!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Da gente que eu gosto

Quer saber o que eu penso? 
Você aguentaria conhecer minha verdade? 
Pois tome. 
Prove. 
Sinta. 
Eu tenho preguiça de quem não comete erros,
Tenho profundo sono de quem prefere o morno,
Eu gosto do risco, dos que arriscam. 
Tenho admiração nata por quem segue o coração. 
Acredito nas pessoas livres, na liberdade de ser. 
Eu gosto de gente que vibra, que não tem de ser empurrada, que não tem de dizer que faça as coisas, 
Mas que sabe o que tem que fazer e que faz.
Gente que cultiva seus sonhos até que esses sonhos se apoderem de sua própria realidade.
Gosto de gente que é justa com sua gente e consigo mesma
Que agradece o novo dia, as coisas boas que existem em sua vida, 
Que vive cada hora com bom animo dando o melhor de si, agradecido de estar vivo, 
Por poder distribuir sorrisos, oferecer suas mãos e ajudar generosamente sem esperar nada em troca.
Gosto de gente que possui sentido de justiça.
 
A estes chamo de meus amigos.

Gente de critério, que não se envergonha em reconhecer que se equivocou ou que não sabe algo,
Que, ao aceitar seus erros, se esforça genuinamente por não voltar a cometê-los,
Gente que luta contra adversidades, que busca soluções.

Sensibilidade, coragem, solidariedade, bondade, respeito, tranquilidade, valores, alegria, humanidade,fé, felicidade, confiança, esperança, agradecimento, sabedoria, sonhos, arrependimento e  amor para com os demais e consigo próprio são coisas fundamentais para se chamar de GENTE.

Com gente como essa me comprometo, para o que quer que seja, pelo resto de minha vida... já que, por tê-los junto de mim, me dou por bem retriuído.
  
 Mário Benedetti

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Paciência: a ciência da paz

Paciência

s.f. Virtude que faz suportar com resignação a maldade, as injúrias, as importunações etc. / Perseverança, constância. / Nome de certo jogo de cartas. // Perder a paciência, começar a não poder mais esperar, suportar ou procurar. // Revestir-se de paciência, esperar com calma.” 

Dic. Aurélio On Line.




Todos os dias temos que renovar nossas reservas de paciência interior
A vida exige esta sabedoria: paciência - a ciência da paz!
Já existe uma ciência do conflito e da guerra instalada em cada esquina do mundo,
e a cada dia tenho mais certeza de que precisamos inverter este círculo vicioso da violência no círculo virtuoso da serenidade pelo fortalecimento do amor.
Pois nada alimenta mais o amor do que a paciência...
É aquela qualidade que nos permite esperar,compreender e ter esperança.
Às vezes me parece que o que realmente importa está esquecido num mundo em que tudo anda para frente e depressa mas sem nunca sair da confortável mesmice de todo dia...
A paciência denota serenidade pessoal e reflexão diante dos desapontamentos e dos fracassos...
Reflexão traz mudança, seja de olhar, de opinião ou de comportamento e quando refletimos, nada mais pode ser como antes...
Mudar significar sair do lugar comum, da zona de conforto e encarar o desconhecido, apostar no novo.
Quem mesmo entre nós está disposto a isso?
Bem se vê que não é fácil conquistar a ciência da paz.
Este conhecimento não habita o currículo de nossas escolas,
é necessário aprender com a vida...
que não adianta pressa,
que tudo tem seu tempo, 
que as coisas não acontecem quando a gente quer e sim na hora que tem que ser,
que a ansiedade mata e a tristeza também!
que mudar é preciso e só aceitando o desafio podemos ser o melhor de nós mesmos...

Cada dia é uma lição. 
Que hoje possamos crescer, pelo menos, na paciência conosco mesmos… já é um bom começo!